Estrutura da Governança Corporativa

A estrutura de governança dos fundos multipatrocinados é semelhante à estrutura das entidades próprias, com os seguintes órgãos societários:

  1. Assembleia Geral de Patrocinadores e Instituidores;
  2. Conselho Deliberativo;
  3. Conselho Fiscal;  e
  4. Diretoria Executiva.

O Icatu Fundo Multipatrocinado, além da legislação vigente, rege-se pelo seu Estatuto Social, pelos Regulamentos Específicos dos Planos de Benefícios que executa e administra, por seus Regimentos Internos, por instruções e outros atos que forem baixados pelos seus órgãos estatutários e pela legislação pertinente às entidades fechadas de previdência complementar.

Os agentes da governança corporativa são componentes da estrutura apresentada na figura a seguir. Cada um desses órgãos exerce um papel fundamental na instrumentalização da governança do Icatu Fundo Multipatrocinado.

 

Assembleia Geral de Patrocinadores e Instituidores

É um dos órgãos responsáveis pelo controle, administração e fiscalização do IcatuFMP. Reúne-se anualmente para tomar conhecimento do relatório anual de atividades do IcatuFMP e das demonstrações contábeis, aprovadas pelo Conselho Deliberativo. A Assembleia poderá ser convocada de forma extraordinária sempre que os interesses sociais assim o exigirem.

Além disso, a cada três anos, a Assembleia Geral elege os representantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e seus respectivos suplentes. A representação nas Assembleias de Patrocinadores e Instituidores dar-se-á pelos representantes legais dos Patrocinadores e Instituidores ou seus mandatários com poderes específicos para praticar os atos deliberativos necessários.

 

Conselho Deliberativo

É o órgão máximo da estrutura organizacional da EFPC, responsável pela definição da política geral de administração da EFPC e de seus Planos de Benefícios.

O Conselho Deliberativo do Icatu Fundo Multipatrocinado é constituído por 9 (nove) membros titulares e igual número de suplentes, sendo: 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes indicados pelo Patrocinador Fundador e Incentivador; 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes eleitos pelos Patrocinadores e/ou Instituidores, em assembleia geral de patrocinadores e instituidores;  e 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes, eleitos, representantes dos Participantes e Assistidos.

O presidente e o vice presidente do Conselho Deliberativo serão designados por e dentre os membros indicados pelo Patrocinador Fundador e Incentivador.

 

Conselho Fiscal

É o órgão de controle interno da EFPC que tem papel controlador, fiscalizador e relator, opinando sobre a administração da entidade e seus aspectos organizacionais, contábeis, econômico, financeiros e atuariais.

O Conselho Fiscal do Icatu Fundo Multipatrocinado é composto por 3 (três) membros titulares e igual número de suplentes, sendo: 1 (um) membro titular e 1 (um) membro suplente indicados pelo Patrocinador Fundador e Incentivador;  1 (um) membro titular e 1 (um) membro suplente eleitos pelos Patrocinadores e Instituidores em Assembleia Geral de Patrocinadores e Instituidores;  e  1 (um) membro titular e 1 (um) membro suplente, eleitos, representantes dos participantes e assistidos.

 

Diretoria Executiva

A Diretoria-Executiva é o órgão responsável pela administração da Entidade, cabendo-lhe executar as suas diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo, e as estabelecidas no Estatuto e no Regulamento do Plano de Benefícios.

A Diretoria Executiva do Icatu Fundo Multipatrocinado é constituída por até 6 (seis) membros, escolhidos pelo Conselho Deliberativo e deverá ser composta por profissionais que atendam a requisitos técnicos e idoneidade moral.